RSS

Reflexão

    Para que seja realizada uma  intervenção pedagógica adequada é fundamental conhecer previamente o grupo de crianças com o qual vamos trabalhar e o contexto em que estas se inserem. Como tal, deslocámo-nos ao Infantário, onde fomos dirigidas, pela  Directora do Conselho Pedagógico, numa visita guiada ao espaço interior e exterior do mesmo. Ainda neste dia  fomos conhecer as crianças da Sala Rosa para nos familiarizarmos com estas.

     O nosso objectivo era proporcionar às crianças a realização de uma actividade que fosse ao encontro das suas características, promovendo o trabalho autónomo e criativo, num processo de aprendizagem activa. Assim, e segundo as Orientações Curriculares (1997) tivemos em conta a forma como o espaço estava organizado e como podia ser utilizado, expressando a condição de autonomia da criança e do grupo.

    No que concerne à actividade desenvolvida somos de opinião de que foi bem aceite, sendo que as crianças demonstraram ser capazes de completar as figuras dos postais.

    A nível da interacção com as famílias, solicitámos a sua colaboração para a elaboração de uma mensagem de Natal em conjunto com os seus educandos, no entanto não obtivemos os resultados desejados pois apenas três famílias colaboraram connosco.

    Dada a importância atribuída à família no processo educativo das crianças, e com o intuito de dar a conhecer a actividade realizada, no âmbito da componente prática desta unidade curricular, considerámos ser importante criar um cartaz com fotografias alusivas à actividade (Consultar Anexo D). Assim, todos os encarregados de educação tiveram conhecimento do que foi realizado com as crianças nessa manhã.

    No final da manhã de prática fizemos uma reflexão em conjunto com a Educadora Cooperante, na qual ficámos a saber quais os pontos da nossa prática que devíamos melhorar.

    Relativamente à relação estabelecida com a educadora cooperante, esta foi muito salutar pois deu-nos a possibilidade de conhecer melhor o meio educativo, sentirmo-nos seguras e confiantes. Este relação com a educadora foi uma mais-valia uma vez que nos esclareceu muitas dúvidas e ajudou-nos, de certa forma, a planificar a nossa intervenção.

    Estamos, assim, satisfeitas com a nossa prestação pois apesar das dificuldades obviamente sentidas, o nosso trabalho em equipa foi importante no sentido de colmatar algumas falhas.

    Em geral, a actividade foi realizada com sucesso, sendo que as crianças nos deram um feedback positivo acerca da mesma, demonstrando interesse, concentração e empenho.

0 comentários:

Enviar um comentário