RSS

Instituição



Caracterização do Meio Envolvente


“ Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interacção com o mundo que os rodeia.”

(In Orientações Curriculares: 79)

    O infantário "O Sapatinho" está localizado em Santo Amaro, Freguesia de Santo António, Concelho do Funchal. A maior parte das crianças que frequentam o infantário são provenientes do bairro de Santo Amaro, uma vez que este se localiza nas redondezas do infantário.

    A acessibilidade ao infantário é boa, uma vez que nesta zona as carreiras urbanas são realizadas com regularidade, isto é, frequentemente passam autocarros.

    O infantário está localizado numa zona em expansão demográfica, onde a diversidade de serviços é vasta. Temos o exemplo recente do Madeira Shopping, MoviFlor, Aki, Izi, Mata Home Store, e Stands de Automóveis, o que provoca um grande tráfego automóvel e consequente poluição ambiental.

    As instituições de Educação/Ensino ocupam um lugar de relevo nesta freguesia, sendo que as instituições de carácter educativo mais próximas são a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do Tanque e o Infantário o Atelier.

Referência:
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação: Departamento da Educação Básica - Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar.



Caracterização da Instituição Educativa


    O Infantário "O Sapatinho" é uma instituição da Rede Pública - Rede Regional de Educação Pré-Escolar da Secretaria Regional da Educação e Cultura (SREC). Este infantário rege-se pelo princípio da inclusão social, procurando promover a integração de todas as crianças e promovendo um desenvolvimento integral, ou seja, a nível motor, cognitivo e socio-afectivo.

    O Projecto Educativo deste estabelecimento está no último ano e foi elaborado tendo por base inquéritos realizados ao pessoal docente e não docente, bem como aos encarregados de educação das crianças, segundo o Modelo SWOT. Um dos aspectos importantes deste projecto, no nosso entender, é o facto de nele estar contemplado um programa de alimentação saudável, não permitindo o consumo de alimentos prejudiciais à saúde das crianças, à semelhança da rede Escolar Pública que implementa este programa.

    O estabelecimento admite crianças oriundas de todo o concelho, mas principalmente aquelas que se encontram em situação de risco, isto é, aquelas crianças cujas condições socioeconómicas dos pais são desfavoráveis. Neste contexto, e uma vez que neste infantário existem muitas crianças que não têm pai nem mãe, optaram por não festejar o dia da Mãe e o dia do Pai. Em contrapartida, é festejado em Maio o Dia da Família.

    O horário de funcionamento deste estabelecimento é das 8:00h às 18:30 horas. Neste infantário estão inscritas 172 crianças, porém não sabemos se todas as crianças inscritas se encontram a frequentar a instituição.

    Em relação aos recursos humanos, fazem parte do pessoal docente 18 Educadoras. É de realçar ainda a presença de uma Educadora do Ensino Especial, uma Professora de Expressão Físico-Motora e uma Professora de Inglês. Relativamente ao pessoal não docente este é constituído por 32 pessoas, incluindo Auxiliares da Acção Educativa, Pessoal da Cozinha, Funcionários Administrativos, um Jardineiro e um Segurança.

    Semanalmente, são realizadas reuniões que têm como objectivo avaliar o ambiente educativo do infantário. Nestas são discutidas todas as questões inerentes à prática pedagógica.


Espaço Interior

    O infantário "O Sapatinho" é formado por um único edifício cujos arredores são amplos e seguros para as crianças. O espaço interior do infantário está bem delimitado, sendo possível observar uma separação física entre a valência creche e a valência jardim-de-infância.

    A valência creche é composta por 3 berçários (BI, BII e BIII) cujas idades variam dos três meses aos dois anos e meio. Esta valência apresenta um espaço exterior, comum a todas as salas, permitindo às crianças interagirem umas com as outras promovendo assim o seu desenvolvimento psicossocial. No corredor comum a estas salas encontram-se os cacifos de cada criança, devidamente identificados, onde estão guardados os seus bens pessoais.

    Na valência jardim-de-infância há 4 salas: Sala Rosa (Sala de Transição); Sala Encarnada; Sala Laranja e a Sala Verde, cujas idades estão compreendidas entre os dois anos e meio e os cinco anos.

    É de salientar que todas as salas da instituição apresentam casas-de-banho privativas, bem como saídas para o espaço exterior, o que lhes confere uma luminosidade natural e arejamento durante o dia. O Infantário possui ainda um refeitório, uma cozinha, uma copa, uma sala de espera, uma secretaria, dois gabinetes para reuniões de pessoal e um hall de entrada onde estão afixadas todas as informações necessárias aos pais e funcionários.


Espaço exterior


“O espaço exterior é um local que pode proporcionar momentos educativos intencionais, planeados pelo educador e crianças.”

(In Orientações Curriculares: 39)


    O conhecimento do espaço exterior é condição de autonomia para a criança. Este espaço possibilita a vivência de situações educativas intencionalmente planeadas e a realização de actividades livres. Estas devem ser, sempre que possível, desenvolvidas pelo educador.

    As crianças neste espaço educativo brincam, realizam exercícios, desenvolvem a sua motricidade, tornam-se autónomas, livres e sociáveis. É também neste espaço que elas exprimem as suas emoções e sentimentos e ultrapassam os seus receios, dificuldades e angústias. Funcionando como prolongamento do espaço interior o “ar livre” permite uma diversificação de actividades enriquecedoras, pela utilização como espaço com várias características e potencialidades.

    O espaço exterior do infantário "O Sapatinho" é amplo e seguro como podemos observar nas figura 1 e 2, oferecendo uma variedade de materiais: escorregas, redes de trepar, túneis, cavaletes, baloiços (sendo que um deles é adaptado a cadeira de rodas, único em todo o país) e uma mini-horta para cada sala de jardim-de-infância, são alguns dos recursos físicos existentes neste espaço.

    A segurança é essencial em qualquer espaço exterior, isto para proporcionar às crianças brincadeiras sem riscos. Como tal, o espaço exterior deste infantário encontra-se bem protegido com uma espécie de vedação a fim de as crianças realizarem actividades físicas sem perigo.


Clique para Ampliar



Fig. 1 e 2- Espaço exterior do Infantário "O Sapatinho".

Referência:
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação: Departamento da Educação Básica - Gabinete para a Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré-Escolar.


0 comentários:

Enviar um comentário