RSS

Actividade

Planificação

    A planificação realizada pelo educador tem em vista alcançar determinadas metas, servindo simultaneamente como  vector director que orienta a acção.

     No que se refere ao domínio da educação, a necessidade de planificar torna-se cada vez mais necessária. Planificam-se os conteúdos a leccionar ao longo de um ano lectivo, planificam-se as unidades temáticas, planificam-se as aulas, planificam-se as visitas de estudo, etc.

     Devido à natureza e acção a que se refere, cada planificação tem um momento próprio para ser realizada.
     
      Como tal, a actividade em causa foi antecipadamente planificada para podermos ter em conta, durante a nossa prática, quais as áreas que abordaríamos e quais as áreas que daríamos maior realçe. Abaixo pode-se observar a planificação citada.



Clique para Ampliar






Descrição da Actividade


    A actividade realizada focou a temática do natal, uma vez que se enquadra na altura do ano em que nos encontrávamos. Tendo por motivo o facto de as crianças realizarem anualmente algum postal ou lembrança de natal para levarem aos seus familiares, achámos por bem realizar este tipo de actividade com as crianças.

    A Educadora Cooperante deu-nos informações e orientou-nos relativamente ao grupo de crianças que tínhamos ao nosso dispôr. Assim, e tendo em conta essas informações, a nossa intervenção foi no sentido de ir ao encontro dos interesses e capacidades das crianças.

    A nossa actividade enquadrou-se no Domínio da Expressão Plástica pois sabíamos, de antemão, que as crianças desta faixa etária  demonstravam  interesse por actividades plásticas. Pretendíamos, assim, cativar a sua atenção durante mais tempo.

    A  actividade dividiu-se em dois momentos - cada momento com duas fases - realizada em grupos de duas crianças. Com o intuito de registar a nossa actividade, solicitamos aos encarregados de educação, um pedido de autorização para tirar fotografias (Consultar Anexo B).


Momento 1


1ª Fase

    Na primeira fase do Momento 1 realizámos um postal de natal individual. Neste postal figurava um pai natal em que faltava os olhos e a boca. As crianças procederam connosco ao reconhecimento da figura que estava no postal (cara do pai natal), completando os olhos e a boca com a técnica da “impressão digital”. Para tal, colocámos ao seu dispor tintas giotto preta e vermelha.

    Ainda neste primeiro momento sugerimos às crianças a colocação de algodão no pompom do barrete do pai natal. Estas aderiram muito bem à nossa proposta, colando o algodão no respectivo lugar. Obtivemos assim, o pai natal completo como se pode verificar na figura 1.

 
 

  Fig. 1 - Conclusão da primeira fase do Momento 1.
 
2ª Fase


    Na segunda fase do Momento 1, as crianças procederam à decoração de uma árvore de natal que se encontrava no interior do postal. Colocámos ao seu dispor cinco cores, nomeadamente o amarelo, o vermelho, o rosa, o azul e o preto. As crianças tinham que utilizar novamente a técnica da “impressão digital” enfeitando a árvore com as cores por elas escolhidas. Na figura 2 podemos observar a criança a limpar os dedos e a escolher outra cor para poder continuar a decoração da árvore.

 

  Fig. 2- Realização da decoração da árvore de natal.
 
3ª Fase


    Na terceira fase do Momento 1, escrevemos uma mensagem de natal, trazida pelos familiares da criança como se pode observar na figura 3. Para tal, solicitámos antes da realização da actividade, um pedido de colaboração para a elaboração de uma mensagem de natal (Consultar Anexo C).


Fig. 3- Escrita da mensagem de natal no postal.

Mensagem escrita no postal:
Que este Natal seja
Ainda melhor que todos
Os que já passaram!
Desejo Paz, Amor e carinho
A todos, principalmente
A todas as crianças.
Feliz Natal e Bom Ano Novo.



    Após a conclusão da Momento 1 da nossa actividade, achámos por bem fotografar os postais das crianças, como se pode observar abaixo na figura 4.


Fig. 4- Resultado final do Momento 1.

Momento 2


     No Momento 2 da actividade, procedemos à elaboração de um postal de natal grande para decoração da sala de actividades.

1ª Fase

    Reunindo o grande grupo na mesa de actividades, realizámos a decoração da árvore com a técnica utilizada na 2ª fase do Momento 1. As crianças mostraram-se muito entusiasmadas e participativas como se pode observar nas figuras 5 e 6.





Figuras 5 e 6- Decoração da árvore de natal.

2ª Fase


    Nesta fase escrevemos no postal as mensagens de natal que os familiares das crianças trouxeram a nosso pedido. Na figura 7 consta a decoração da árvore de natal e as três mensagens escritas pelos familiares das crianças, uma vez que não houve a adesão de todos os encarregados de educação.



Fig. 7 – Resultado final do Momento 2.

0 comentários:

Enviar um comentário